top of page

Zoologia dos Invertebrados Superiores II: Filo Mollusca – Classe Cephalopoda

Atualizado: 14 de jul. de 2020

É a classe da lula, polvo, sibas e naútilus. Apresentam um alto grau de especialização e uma importância econômica considerável. Em maioria são pelágicos, sendo o polvo um animal bentônico. Locomoção por nadadeiras (movimento ondulatório/metacronal) e jato-propulsão (pelo funil). São especializados para a predação por terem uma digestão mecânica extremamente eficiente, e possuem uma alimentação raptorial. O polvo apresenta como sinapomorfia o bico córneo (1 par de mandíbulas córneas de quitina adaptadas para rasgar e quebrar a presa) e a glândula de tinta, que libera tinta (mecanismo de de captura de alimento e defesa, tem em sua constituição melanina e é alcaloíde, isto é, apresenta propriedades alucinógenas). O sistema nervoso é extremamente estudado em aspectos comportamentais, de aprendizado e memória.

1ª grandeza- gânglio cerebral especializado + 1 par de axônios estrelados; 2ª grandeza- cordões longitudinais; 3ª grandeza- nervos motores e sensoriais; Apresentam cromatóforo para determinação da cor, bioluminescência para defesa e reprodução. Eles são dióicos, a fecundação é interna, o desenvolvimento é direto e geralmente o adulto morre.


PÉ MUSCULAR

Modificado em funil+braços+tentáculos (os quais podem ser sésseis ou pedunculados/ armados ou desarmados).


CABEÇA

Apresenta olhos, boca (rodeada por tentáculos como em Cnidária) e gânglio cerebral.


MASSA VISCERAL

Apresenta a cavidade do manto (anterior, possui 1 ou 2 pares de brânquias, nefrídeoporo e ânus), torção do corpo (sinapomorfia, fenômeno embrionário) , sistema circulatório fechado (única classe que apresenta capilares) com 3 corações (1 sistêmico e 2 branquiais), aparelho digestivo, 1 par de nefrídeos e gônadas.


ECTOCOCLEADOS

Animais que apresentam concha externa planíspiral septada, em que o sifúnculo “perfura” os septos e faz a difusão de água e gases. São os Nautilóides.


ENDOCOCLEADOS

Animais que apresentam concha interna desmineralizada e reduzida. A concha externa pode surgir como um anexo reprodutivo na fêmea.

Design sem nome

Referências:

Zoologia dos Invertebrados- Ruppert e Barnes- 6ª edição;

Aulas do Professor Valter José Cobo.

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page