Atualizado: 12 de jul. de 2020
São organismos endossimbiontes (parasitas), que possuem um único hospedeiro (são monogenoícos -> sinapomorfia). Apresentam a neoderme, que é a parede do corpo do animal, especializada contra a digestão de seu hospedeiro (tendo em vista que esses indivíduos se alojam no aparelho digestivo de seu hospedeiro). Possuem ventosa, também uma adaptação para seu estilo de vida. A ventosa anterior é chamada de pré-háptor e a posterior, que é obrigatória, é denominada opisto-háptor (sinapomorfia).
ALIMENTAÇÃO
Se alimentam de tecidos ou fluidos de seu hospedeiro.
TRATO DIGESTIVO
Apresentam boca, mas não possuem ânus, logo o aparelho digestivo é incompleto, faringe, esôfago, 2 cecos intestinais que comportam células nutritivas (absorção) e glandulares (enzimas digestivas).
EXCREÇÃO/TROCAS GASOSAS
A excreção é realizada, em grande parte, por difusão. Já, o órgão responsável pela osmorregulação é o protonefrídeo, que além dessa função é acessório à excreção. (Entenda mais sobre protonefrídeos clicando aqui!).
SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso desses animais é mais centralizado, possuem um gânglio óptico, 1 par de ocelos vestigiais (não funcionais!), até 4 pares de cordões nervosos longitudinais conectados por nervos circulares chamados nervos conectivos ou comissuras. Os nervos podem ser classificados da seguinte forma:
Nervos de 1ª grandeza: gânglio cerebral+cordões nervosos;
Nervos de 2ª grandeza: comissura;
Nervos de 3ª grandeza: sensoriais e motores;
REPRODUÇÃO
São organismos que somente possuem 1 hospedeiro adequado, são monoícos, apresentam uma vida mesoparasítica (parte do ciclo de vida é live e parte é parasita), adultos são endossimbiontes (hospedam-se em peixes, invertebrados, anfíbios e tartarugas), ovo fica um tempo no sistema digestivo do hospedeiro e a larva é denominada oncomiracídeo (que é a fase infestante, planctônica). O ovo depende da água para eclodir.



Referências:
Zoologia dos Invertebrados- Ruppert e Barnes- 6ª edição;
Aulas do Professor Valter José Cobo.
Acesse à playlist de Zoologia para ver todos os vídeos dessa matéria maravilhosa