Você sabe o que é a epigenética?

Oi biologuínhos, tudo bem? Com certeza vocês já ouviram falar sobre genética, DNA e hereditariedade, mas vocês conhecem a epigenética? Basicamente, sua definição é "aquilo que está acima da genética", sendo uma característica que, aparentemente, se sobrepõe ao nosso querido código genético presente no DNA.


Sabemos que todas as células de nosso corpo apresentam a exata mesma carga genética, mas como será que algumas expressam características para se diferenciar em célula muscular, outras em células da nossa pele e, até mesmo, em neurônios?


Basicamente as células apresentam um controle sobre os genes que é determinado por um processo de metilação, isto é, a inserção de metil (CH3) faz com que aqueles genes sejam inativados e basicamente isso é a epigenética: o controle sobre os genes.


Esse controle é altamente influenciado por questões externas, tais como condições ambientais, estresse e também características provenientes dos seus pais mas que não necessariamente estejam escritas no código genético.


Muitos estudos visam compreender melhor os aspectos da epigenética, mas por enquanto sabemos que os genes presentes no DNA não trabalham sozinhos: eles são controlados por forças maiores e que constantemente se relacionam com o ambiente e com outras questões.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo