Você já ouviu falar das plantas de metabolismo C3, C4 e CAM?

Oi biologuínhos, tudo bem? Voltamos para mais um post semanal e dessa vez teremos um assunto que sou completamente apaixonada: metabolismo de plantas. Para entendermos o conteúdo de hoje, temos que relembrar da fotossíntese: vocês lembram desse processo né?! Basicamente, ele utiliza dióxido de carbono (CO2) e outros compostos, numa série incrível de reações, obtendo ao final um carboidrato. Por conta de diferença de condições ambientais e adaptações, as plantas hoje podem ser classificadas como C3, C4 ou CAM.


A maioria das plantas apresenta seu metabolismo na forma C3: em que o estômato abre durante o dia, ocorre a entrada de CO2 e a fotossíntese é realizada nesse período. Essas plantas habitam o ambiente terrestre de forma geral, como o arroz.


As plantas com o metabolismo na forma C4, nossas conhecidas gramíneas e plantas de clima tropical, apresentam uma anatomia que chamamos de "Anatomia de Kranz" em que são encontradas as células que ficam em volta do feixe vascular (xilema e floema) e que apresentam cloroplastos grandes, e as células do mesofilo que, nesse caso, têm cloroplastos pequenos. Além dessa diferença, temos que as plantas C4 realizam a fixação de CO2, isto é, podem ter um “estoque” de dióxido de carbono em seu interior.


Por fim, minhas favoritas: as plantas CAM/MAC (metabolismo ácido de crassuláceas). As nossas queridas e amadas suculentas e cactos, plantas de ambientes desérticos, tiveram que desenvolver mecanismos para diminuir a perda de água para o ambiente. Sendo assim, essas plantas realizam a abertura do estômato no período da noite, já que a temperatura é mais amena, realizam a fixação de CO2 para que durante o dia, com a luz solar, a fotossíntese seja realizada.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco