Você fica bem com menos de 6 horas de sono? Seu corpo pode não concordar com isso

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje vamos falar de um assunto incrível (principalmente na prática): o sono. A maioria das pessoas já ouviu falar que são necessárias, ao menos, 8 horas por dia de sono para que o corpo se recupere das atividades diárias e, em contrapartida, já também escutaram pessoas que dizem ficar bem mesmo dormindo pouco. Afinal, o que é correto: as 8 horas ou o que você acha que é suficiente para descansar seu corpo?!


Com a rotina cada vez mais corrida, muitas pessoas sacrificam o sono em para realizar as mais diversas atividades, mas esquecem que uma boa noite de sono é essencial para que tais atividades sejam realizadas de forma eficaz. Existem ainda pesquisas que afirmam que dormir pelo menos seis horas todas as noites já é capaz de promover uma boa saúde mas esse número ainda é polêmico.


Inúmeros estudos mostram que quanto menos nós dormimos, mais sintomas temos, tais como ataques de raiva, nervosismo, irritabilidade, problemas respiratórios, dores de cabeça, distúrbios do sistema gastrointestinais, entre outras diversas consequências. Inclusive, após dez dias sem dormir mais que 6 horas por noite sua cognição fica tão afetada quanto se você tivesse passado uma noite inteira sem dormir.


Você pode pensar: ah, mas levando uma rotina agitada, posso recuperar meu sono no final de semana- porém não é bem assim.


Os dois dias do final de semana não são necessários para recuperar seu nível cognitivo quando comparado a uma rotina regrada de sono. Logo, estabelecer seus horários, planejar sua rotina e, de fato, levar o sono a sério é essencial para que sua saúde permaneça e, dessa forma, você consiga executar suas ações da melhor forma possível.


Referências:

Revista Galileu- O que acontece com o seu corpo após dormir menos de 6 horas por dia?

Veja|Saúde- Ficar bem com menos de 8 horas de sono é mito, diz estudo












5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo