Vírus mortais

Oi biologuínhos, tudo certo? Estamos vivendo em um cenário de pandemia e isso me deu a ideia de trazer para vocês um post com os vírus mais perigosos conhecidos na atualidade, porém não podemos esquecer que, dependendo da condição de saúde da pessoa, até mesmo um vírus da gripe pode ser perigoso.


EBOLA

Com o primeiro caso identificado em 1976, o vírus da ebola foi responsável pelo falecimento de 80% das pessoas infectadas. A doença começa com sintomas que podem ser confundidos com um intoxicação alimentar, como vômitos, diarreia e febre alta. Porém o problema real está relacionado com a próxima fase da doença, momento em que hemorragias internas graves que podem, e muitas vezes, levam o indivíduo à morte.


HIV

O vírus da imunodeficiência humana é altamente mortal (por exemplo, em 2012 matou mais de um milhão e meio de pessoas) e, mesmo que hoje em dia pacientes que portam a doença tenham uma maior esperança e qualidade de vida, ele ainda continua sendo um vírus incurável e de debilita muito o organismo.


DENGUE

Muita gente acha que a dengue é como uma gripe: a pessoa passa uns dias mal, mas depois se cura e fica tudo bem. Mas, o que temos que levar em consideração é que o vírus da dengue é MUITO perigoso por se espalhar muito rapidamente e por, em alguns casos, evoluir para a forma mais grave que pode, até mesmo, envolver hemorragias internas.


RAIVA Mesmo existindo uma vacina preventiva à esse vírus, a falta de assistência sanitária ainda é um fator que torna o mesmo um dos mais perigosos do mundo. Sua transmissão se dá através de mordidas, arranhões e saliva, e há inclusive o soro para eliminar o vírus quando o mesmo já está presente no corpo do paciente.


VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO

Sendo considerado uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais comuns, esse vírus tem o potencial de gerar desde verrugas nas áreas genitais (que seriam complicações "leves") até mesmo câncer de útero, vulva, vagina, pênis, ânus ou orofaríngeo.


Referência:

Santa Casa de Santos - Os 10 vírus mais perigosos do mundo

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo