Vírus

Atualizado: Jul 5

Fora das células, os vírus ficam em estado latente (cristalizado) pois eles são acelulares e não possuem metabolismo próprio. Obrigatoriamente parasitas, sempre transmitem doenças dentre as quais muitas ainda não possuem cura.

As principais doenças virais:


AIDS -> É causado por um retrovírus (HIV) que realiza a transcriptase reversa, ou seja, produz DNA através do seu RNA. A contaminação se dá pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado.

HPV -> Causa verrugas nas partes íntimas que se não tratada pode gerar câncer de útero, possui vacina. Sua transmissão acontece por transmissão vertical (durante o parto normal), por contato direto com material contaminado, contato sexual e a transmissão oral e pelas mãos também é possível.

Hepatite A -> Contaminação pelo ar, possui vacina e sua contaminação se dá através da ingestão de alimentos ou de água contaminados por matérias fecais contendo o vírus.

Hepatite B -> Contaminação pelo sangue e pelo sexo, possui vacina e sua contaminação se dá por sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminados.

Hepatite C -> Contaminação pelo sangue, não possui vacina e sua contaminação geralmente se dá por via sanguínea.

Gripe A -> Possui a proteína hemaglutinina (facilita a entrada do vírus na célula) e a neuraminidase (facilita a saída/liberação do vírus da célula). Causada pelo vírus H1N1, pode ser transmitida através do contato direto com objetos ou secreção contaminados e pode ser prevenido por vacina.

Dengue, chikungunya e zika -> Transmitidos pelo mesmo vetor (mosquito Aedes aegypti), não possuem vacina.

Outras doenças transmitidas por vírus: sarampo, caxumba, rubéola, catapora, raiva…


Referência:

BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco