Tipos de leucócitos

Atualizado: Jul 14

NEUTRÓFILOS População mais abundante de células brancas sanguíneas circulantes e mediam as fases iniciais das reações inflamatórias. Grande parte dos grânulos dessas células são aurofílicos: lisossomos (fagocitose) que contém enzimas e outras substâncias microbicidas. Apresentam segmentos de núcleo ligados por filamentos de cromatina.

LACES

EOSINÓFILO Os eosinófilos são granulócitos sanguíneos que expressam grânulos Citoplasmáticos contendo enzimas que são danosas às paredes celulares de parasitas, mas que também podem danificar os tecidos do hospedeiro. Apresenta 2 núcleos. Possui substâncias ácidas e geralmente estão presentes nas coberturas mucosas (respiratório, gastrointestinal, genitourinário) e podem aumentar seus níveis no sangue frente à uma inflamação.

Saúde e a Química da Célula Humana

BASÓFILO Os basófilos contêm grânulos que se ligam a corantes básicos e são mastócitos nos tecidos. Assim como os mastócitos, os basófilos expressam receptores para IgE, ou seja, podem ser ativados por antígeno ligado a IgE. Apresenta substâncias vasoativas/citocinas.

Dicas sobre saúde

LINFÓCITO Apresentam receptores de antígenos clonalmente expressos, cada um específico para um determinante antigênico diferente. Os linfócitos “B” produzem anticorpos e recebem a nomenclatura “B” por serem encontradas maduras em um órgão denominado Bursa de fabricius (nas aves) e em humanos, são produzidas e maturadas na medula óssea. Responsáveis por ativar plasmócitos. Apresentam imunoglobulinas em sua superfície para reconhecer antígenos e apresenta-los para o t-helper. Produzir células de memória. Os linfócitos “T” derivam do timo (produzido na medula e amadurecido no timo) e possuem receptores de superfície para reconhecimento de substâncias fagocitadas pelo macrófago. Produz citocinas. Se apresentam de algumas formas: T.helper.cd4 (reconhece proteínas) / t.citotóxico.cd8 (fase final da resposta, produz anticorpos e toxinas para a célula estranha/ t.supressor.cd8.

Mundo Educação

Referência:

BIO – Volume único – Sônia Lopes (1999)

2 visualizações
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco