Sistema Sensorial Humano

O sistema sensorial humano é constituído por receptores sensoriais (geralmente, neurônios/células epiteliais modificadas), que podem ser:

Mecanorreceptores: respondem à estímulos mecânicos. O tato, por exemplo, é definido por mecanorreceptores presentes na pele, sendo dendritos modificados de neurônios sensoriais;

Termorreceptores: respondem à temperaturas mais baixas e mais altas;

Receptores de dor: dendritos não encapsulados presentes na pele humana;

Quimiorreceptores: percebem informações sobre substâncias químicas dissolvidas no meio, como nosso paladar e olfato;

Fotorreceptores: percebem a luz;


PALADAR E OLFATO Os receptores para o paladar estão presente, em enorme quantidade e bem distribuídos, por toda língua. Sendo eles quimiorreceptores, a percepção pode variar entre 4 padrões: salgado, doce, amargo e azedo. Já os receptores que constituem nosso olfato, os quimirreceptores, estão presentes no teto das cavidades nasais, em que, a substância química ao entrar é dissolvida no muco e percebida pelos cílios de neurônios sensoriais, conduzindo para o nervo olfatório.


VISÃO O olho humano apresenta diversas estruturas que, em conjunto atuam para a visão. Por exemplo, temos a córnea (permite a penetração de luz no olho), íris ("cor do olho" que através de sua movimentação regula a quantidade de luz que entra através da pupila), cristalino (focaliza a imagem) e retina: estrutura que contém os fotorreceptores: cones e bastonetes. Enquanto os cones possibilitam a percepção de cores durante o dia, os bastonetes são muito sensíveis à luz.


AUDIÇÃO A porção da orelha responsável pela audição é a cóclea (orelha interna). A cóclea é um tubo enrolado preenchido por um líquido que, ao receber as ondas sonoras, movimenta e estimula as células sensoriais.


Referência:

BIO - Volume único - Sônia Lopes (1999)

5 visualizações
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco