Sistema reprodutor masculino

Oi biologuínhos, tudo bem? Hoje vamos estudar um pouquinho do sistema reprodutor masculino dos seres humanos, destacando as principais estruturas e suas funções.


Quanto às estruturas que são visíveis por nós, temos o pênis e o saco escrotal. Sendo o pênis o órgão copulatório de humanos, o mesmo possibilita ereções graças ao tecido que o forma ao receber sangue e apresenta em seu interior a uretra: canal que permite a eliminação de urina e de sêmen. O saco escrotal por sua vez apresenta os testículos em seu interior, fazendo com que essas estruturas tenham uma temperatura menor quando comparada com o resto do corpo.


Já que citamos os testículos, precisamos destacar as principais funções dessa estrutura: produção dos espermatozoides (gametas masculinos) e de testosterona. Além dessas três estruturas já apresentadas, temos glândulas acessórias ao sistema reprodutor masculino que desempenham funções extremamente importantes e essenciais, tais como:

Próstata: produz a secreção rica em enzimas e nutrientes que é eliminada durante a ejaculação;

Vesículas seminais: produz substâncias que nutrem os espermatozoides, tal como frutose;

Glândulas bulbouretrais: responsável por produzir uma secreção clara que atua lubrificando e, em adicional, neutraliza o canal urinário, removendo restos de urina que possam vir a ficar na uretra.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo