Atualizado: 14 de jul. de 2020
O sistema linfático é constituído por um conjunto de vasos muito finos (capilares linfáticos) que se unem, formando vasos que coletam e transportam a linfa proveniente dos tecidos de volta para a circulação sanguínea por meio de veias próximas ao coração. Logo, podemos entender o sistema linfático como acessório ao sistema circulatório sanguíneo.
Os capilares linfáticos apresentam “fundo cego” e são consideravelmente mais desenvolvidos na região do intestino para que ocorra uma eficiente absorção de água, sais e ácidos graxos provenientes da digestão.
Como não é movida por uma bomba (como a circulação sanguínea é pelo coração), a circulação linfática é extremamente lenta e depende da movimentação do corpo.
Ao longo dos vasos, são encontrados gânglios linfáticos/nódulos linfáticos/linfonodos, locais que apresentam uma enorme concentração de células sanguíneas de defesa, formando uma barreira para elementos estranhos que possam a vir aparecer na linfa proveniente dos tecidos (vírus, bactérias…). Eles são muito presentes no pescoço, axilas, virilhas, tórax e abdome.
Referência:
BIOLOGIA | ANGLO – Coleção Ensino Médio 2 (2012)