Sistema ABO e doenças: tem relação?

Oi biologuínhos, tudo certo? O post de hoje é dedicado para o entendimento de tantos outros que vemos por ai com títulos como "Pessoas com sangue A são mais afetadas por tal doença". Será que existe mesmo uma relação do nosso tipo sanguíneo com as doenças?


É claro que nesse post eu não poderia deixar de citar as doenças intrinsecamente relacionadas com o sistema ABO, como a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém nascido (DHRN). Por ser uma doença completamente influenciada pelo fator Rh do sangue, é claro que há uma relação da mesma com o tipo sanguíneo.


Existem estudos que relacionam o fato de que os tipos sanguíneos A, B e AB apresentam proteínas na membrana das hemácias e, por isso, apresentam o sistema imunológico um pouco menos "atento" com relação a vírus ou bactérias que possam vir a infectar células, ao contrário do sistema imune de indivíduos do tipo O, que não apresentam nenhuma proteína desse tipo na membrana de suas hemácias, e, assim, são mais "afiados" e reconhecem proteínas estranhas de uma forma mais eficaz.


Além dessas informações, não podemos dizer com certeza de que o fato vale para todas as doenças, sendo que muitas ainda não apresentaram nenhum tipo de relação com o tipo sanguíneo ou fator Rh. Então a grande questão é: sim, realmente existem doenças que se apresentam mais ou menos frequentes em certos tipos sanguíneos, mas ainda há muito a se estudar singularmente sobre cada doença e sua relação ou não com o tipo sanguíneo.


Referência:

Super Interessante - Tipo sanguíneo pode influenciar a resposta imunológica ao coronavirus


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo