Sapo, rã e perereca: qual a diferença?

Oi biologuínhos, tudo certo por ai? Hoje vim trazer um post que é muito importante não somente para os estudantes de plantão, mas também para nosso conhecimento geral como cidadãos. Você sabe diferenciar sapo, rã e perereca? Se a resposta for não, ao finalizar esse post isso estará mudado em sua vida.


Sapos são os anfíbios terrestres, geralmente apresentam o corpo robusto e com epiderme rugosa. Apresentam membrana interdigital (entre os dedos) pouco desenvolvida e saltos lentos e curtos.


Já as rãs representam os anuros aquáticos, com corpo fusiforme e achatado dorsoventralmente. Diferente dos sapos, as rãs possuem membranas interdigitais bem amplas, uma epiderme mais lisa e saltos bem mais longos.


Por fim, as pererecas não anuros arborícolas (sim, ficam em árvores), apresentam olhos grandes, epiderme lisa e com coloração variada. Além disso, sua cintura pélvica é delgada, possibilitando grande capacidade de salto. Seus dedos apresentam discos adesivos para que os mesmos possam de prender de uma forma mais eficiente à superfície.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo