Quais os tipos de tropismo em plantas?

Oi biologuínhos, tudo bem? No post de hoje vamos entender o que é o tropismo e quais tipos estão presentes nas plantas, tendo em vista que não é algo que afeta somente elas. Tropismo são movimentos de crescimentos, nesse caso, das plantas que podem aparecer de forma positiva (definindo a atração) ou negativa.


FOTOTROPISMO

Crescimento relacionado a luz.

Quando uma planta apresenta seu crescimento em direção a fontes de luz, como o sol, dizemos que ela tem um fototropismo positivo. Já, quando há o oposto, isto é, quando a planta cresce em sentido contrário ao da fonte de luz, dizemos que ocorre o fototropismo negativo. É importante destacar que uma mesma planta pode, ao mesmo tempo, apresentam ambos, ocorrendo o fototropismo positivo no caule e o negativo nas raízes.


GEOTROPISMO

Crescimento relacionado à gravidade.

Novamente, temos que o geotropismo pode ser positivo, quando ocorre a favor da gravidade (o que seria um crescimento para baixo), ou negativo, quando ocorre contra a gravidade (crescendo para cima). Uma mesma planta apresenta ambos os casos: enquanto a raiz apresenta um geotropismo positivo, o caule apresenta o negativo.


TIGMOTROPISMO

Crescimento relacionado ao contato.

Muito visto em estruturas vegetais como gavinhas, o tigmotropismo é positivo quando a planta apresenta crescimento quando em contato com um objeto e negativo quando tem seu crescimento interrompido pelo mesmo fator.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo