Principais hormônios femininos e masculinos

Oi biologuínhos, tudo bem? Resolvi no post de hoje abordar um assunto muito importante com vocês que basicamente atua no nosso corpo a todo tempo: os hormônios. Sendo considerados como os mensageiros químicos, os hormônios controlam muitas funções do nosso corpo, inclusive caracteres sexuais, que é nosso foco de hoje.


FEMININOS

Muito provavelmente as mulheres já ouviram falar nesses nomes, seja porque tem esse conhecimento proveniente de estudo ou, até mesmo, por ler a caixinha do anticoncepcional: progesterona, estradiol e estrógeno. Além destes, temos dois muito conhecidos que são FSH e LH.

Iniciando pelos últimos citados, os hormônios FSH (folículo-estimulante) e o LH (luteinizante) atuam estimulando os ovários que produzem os gametas femininos. Já o estradiol e a progesterona age diretamente no útero, preparando o corpo feminino para a implantação do zigoto, porém, como não engravidamos de formas seguidas, na ausência da gravidez os níveis dos mesmos caem e, com isso, a menstruação desce.

Por fim, o estrógeno (também chamado de estrogênio), além de atuar no ciclo menstrual, realiza o desenvolvimento de características sexuais secundárias femininas, controlando inclusive a ovulação.


MASCULINOS

Nos homens a história é um pouco mais simples: eles apresentam como principal hormônio a testosterona, que é produzida pelas células de Leydig presentes nos testículos. Basicamente, esse hormônio precisa ser estimulado por outro para que a produção ocorra, logo, o hormônio que estimula a produção de testosterona é chamado de "hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH)".

Falamos que a testosterona é o principal hormônio masculino, mas ele não é exclusivo dos homens: as mulheres também apresentam testosterona como essencial para a funcionalidade do organismo.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo