Principais doenças sexualmente transmissíveis do Brasil

Atualizado: Jul 5

As doenças sexualmente transmissíveis, como o nome já diz, são transmitidas pelo contato sexual e também, em alguns casos, por fluídos corporais, como o sangue. Existem muitas DST’s, porém nesse post estarei falando sobre 5 doenças que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são as mais comuns no nosso país.

Sífilis: causada por uma bactéria, seus sintomas variam em seus estágios

Primário -> aparecem 3 semanas após o contagio, são lesões avermelhadas nas genitais, indolores e que desaparecem após aproximadamente 1 mês. Secundário -> nesse caso, os sintomas surgem, aproximadamente, 14 semanas após a contaminação manchas vermelhas na pele, boca, nariz, pés e mãos, mal estar, febre leve, dor de cabeça, muscular e de garganta, entre outros. Essa fase se estende durante os dois primeiros anos da doença. Terciário -> aparecem em pessoas que não combateram a doença em sua fase secundária e são eles: problemas em órgãos internos (como o coração e o fígado), dor de cabeça constante, convulsões, perda auditiva, entre outros danos, inclusive, cerebrais. A sífilis, quando não tratada, pode se tornar congênita, ou seja, ser transmitida ao feto, causando má formação e até mesmo levando ao aborto. Essa doença tem cura e seu tratamento deve ser feito com injeções de penicilina (antibiótico).

Gonorreia: causada por uma bactéria, apresenta sintomas diferentes em homens e mulheres, sendo eles:

Homens -> dor e ardência ao urinar, secreção abundante de pus pela uretra e dor ou inchaço em um dos testículos. Mulheres -> corrimento amarelado e com odor desagradável, dor e ardência ao urinar, sangramento fora do período menstrual, dores pélvicas e abdominais. A gonorreia tem cura e seu tratamento é realizado através de antibióticos e se não for tratado pode causar até infertilidade.

Clamídia: também causada por uma bactéria, pode causar ardência ao urinar mas geralmente não apresenta sintomas. O tratamento é realizado por meio de antibióticos e é facilmente curável.

Herpes genital: causada por um vírus, seus principais sintomas são bolinhas vermelhas, pele áspera, dor, ardor e coceira intensa e dificuldade de urinar. O tratamento é realizado por meio de comprimidos e pomadas, a doença NÃO possui cura.

HPV: também causada por um vírus, é uma doença em que os sintomas são coceira e verrugas. O tratamento é feito por meio de cremes, e se não ocorrer pode gerar câncer cervical. Nem sempre há cura. Há vacina como forma de prevenção. Além das 5 doenças determinadas pela OMS, há uma que ainda preocupa muito as pessoas: o AIDS.

AIDS: causada pelo vírus HIV, seus sintomas são semelhantes aos da gripe no inicio da infecção e depois disso se torna assintomática até se tornar AIDS. Dai em diante os sintomas são febre, fadiga e perda de peso. O tratamento é realizado com os programas de regime antirretrovirais e a doença NÃO tem cura. Em suma, frente a todas as doenças apresentadas queria alertá-los sobre a importância de utilizar preservativo, que é o método que mais protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Não se descuidem, pois varias DST’s são irreversíveis e causam danos permanentes à saúde!

Referências: Saúde Medicina: Clamídia Minha Vida: HPV Tua Saúde: Herpes Genital Minha Vida: Gonorreia Tua Saúde: Sífilis

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco