top of page

Por que o cabelo fica branco nos idosos?

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje falaremos sobre um assunto que entra para a lista de "fatos que aceitamos mas não buscamos compreender". Todo mundo já viu ou, até mesmo, convive com um idoso e acha normal o fato do mesmo apresentar cabelos brancos, né?! Mas você já parou para tentar compreender o motivo disso?


Antes de falarmos dessa "despigmentação" do cabelo, precisamos compreender como a cor do nosso cabelo é determinada. Basicamente a cor do cabelo é definida por pigmentos produzidos por células chamadas melanócitos que estão presentes no bulbo capilar. A produção dos pigmentos pode variar em proporção, sendo dividios em "eumelaninas" (coloração marrom-preta) ou "feomelaninas" (coloração vermelha-amarela), e também variar de acordo com o local de produção em que, por exemplo, os cílios apresentam altos níveis de eumelanina, se mostrando de forma mais escura.


É conhecido que muitos fatores internos podem alterar a coloração natural do cabelo, por exemplo, como o uso de determinados medicamentos ou, até mesmo, a ação de alguns hormônios. Agora compreendendo a perda de coloração, temos o fato que durante nossa vida passamos por muitos ciclos do cabelo que envolvem crescimento até a queda e, ao final de cada ciclo do cabelo alguns melanócitos, as células produtoras de pigmentos, são danificados e inativados, promovendo a coloração acinzentada.


Além da idade avançada, os fatores genéticos parecem ser importantes para determinar a partir de que idade os fios passarão a ficar grisalhos e, apesar de ser um conhecimento popular, não existem evidências que o estresse ou estilo de vida promovam o crescimento de fios brancos


Referência:

Só Biologia: Por que os cabelos brancos aparecem





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page