top of page

Por que não existem mamíferos de grande porte no Brasil?

Atualizado: 14 de jul. de 2020

Registros fósseis indicam que, há cerca de 15 mil anos, haviam mamíferos de grande porte no Brasil, tais como preguiças-gigantes, mastodontes e tigres-dente-de-sabre. Porém hoje, o maior que habita terras brasileiras é a anta.


O continente africano, por sua vez, apresentam grandes mamíferos como girafas, elefantes, camelos, rinocerontes e hipopótamos. Mas qual o real motivo dessa diferença?


Pesquisadores do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo desenvolveram uma hipótese que tenta explicar essa diferença por mudanças climáticas e pela vegetação.


Os locais em que a megafauna está presente são conhecidos pro apresentar uma vegetação rasteira e sem muitas árvores. No Holoceno, aparentemente o clima era extremamente úmido na América do Sul e a transformou em uma vasta área de floresta densa, impossibilitando a vida desses animais no local.


A África também apresentou mudanças climáticas, no entanto o Norte e o Sul do continente permaneceu com a vegetação rasteira, possibilitando a vida da megafauna no local.


Referência: LOPES, Sônia & ROSSO, Sérgio. Bio: volume 3 – 1ª ed.- São Paulo: Saraiva, 2010.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page