Pirâmides ecológicas
Oi biologuínhos, tudo bem? No post de hoje resolvi abordar um conteúdo visto em ecologia que é muito importante: as pirâmides ecológicas. Existem 3 tipos mais comuns, sendo eles:
• Pirâmide de biomassa;
• Pirâmide de energia;
• Pirâmide de número;
PIRÂMIDE DE NÚMERO
Como diz o nome, a pirâmide de número é utilizada para demonstrar a quantidade de indivíduos que estão presentes em uma determinada cadeia alimentar. Pode se apresentar da forma clássica, com a base larga e, quanto mais próxima ao ápice, mais estreita, ou, caso haja mais consumidor primário do que produtor, ela pode se apresentar de forma irregular.
PIRÂMIDE DE BIOMASSA
A pirâmide de biomassa é responsável por representar a quantidade de matéria orgânica que está disponível em cada nível trófico, representada pelo peso seco. Mais uma vez, ela pode se apresentar da forma regular, assim como pode aparecer com a base menor, como no caso de ambientes aquáticos em que os produtores apresentam um ciclo de vida muito rápido e, assim, acumulam pouca matéria.
PIRÂMIDE DE ENERGIA
Novamente, o nome tem muito a nos dizer sobre a pirâmide: ela representa a quantidade de energia presente em cada nível trófico, sendo sempre apresentada da forma regular, tendo em vista que o fluxo de energia de um ecossistema é unidirecional e que apenas 10% da energia é passada para o próximo nível.