Pedra nos rins e pouca ingestão de água: qual a relação?

Oi biologuínhos, tudo bom? Hoje resolvi trazer um post que não é somente importante como possível conteúdo de provas, mas também como conhecimento para a vida. Todos somos instruídos, desde pequenos, que beber água é essencial e, inclusive, em alguns momentos nos é citado que a falta dessa substância pode causar problemas de saúde como desidratação, infecção de urina e, até mesmo, pedra nos rins. Mas você saberia explicar qual a relação das pedras nos rins com a falta de água?


Bom, sabemos que os rins são responsáveis por realizar a filtração do nosso corpo, enviando (ao final do processo) a urina para a bexiga urinária, órgão que armazena até que seja possível a excreção. Essa filtração é feita de modo a limpar nossos fluídos e diluir os sais que serão eliminados. Porém, quando não há água suficiente para diluí-los, os cristais se acumulam nos rins, formando os famosos cálculos renais ou pedras nos rins.


Mas qual o problema? Ao se instalar nos rins, os cálculos podem aumentar as chances de infecção na bexiga ou até mesmo no rim. Não podemos esquecer que o rim é um órgão essencial que quando afetado, leva a complicações muito sérias.


Por fim, é importante destacar que as pedras nos rins não são formadas somente por pouca ingestão de água (apesar deste ser o principal motivo), mas também por obesidade, doenças do trato gástrico, fatores genéticos e dietas ricas em sódio e em proteínas.


Referências:

Dor nos rins: qual a causa? Beber bastante água evita o problema? - Viva Bem (Uol)

Porque as pedras nos rins se formam? - Hospital 9 de Julho

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo