Ovelha Dolly: a estrela da clonagem

Oi biologuínhos, tudo bem? Andei olhando os posts aqui do blog e me deparei com a informação de que não tínhamos um post sobre a Ovelha Dolly: um animal que representa MUITO a ciência, mais especificadamente a biotecnologia.


A ovelha Dolly basicamente foi o primeiro mamífero a ser clonado! Basicamente, resumindo o processo complexo em poucas palavras, foi selecionada uma célula de uma ovelha adulta e o núcleo dessa célula foi inserido em um oócito que havia passado pelo processo de remoção de núcleo. Ou seja, tínhamos um núcleo de uma célula se desenvolvendo numa outra célula reprodutiva (=oócito).


Após isso, o desenvolvimento ocorreu normalmente e a Dolly nasceu no dia 5 de julho de 1996. O nascimento dela não representava somente uma nova vida vindo ao mundo, mas um marco científico, social e histórico. Ela morreu 7 anos depois, em 14 de fevereiro de 2003, uma idade muito precoce para a espécie que ela pertencia.


Ainda hoje estudos estão sendo feitos sobre os motivos pelos quais a morte foi tão precoce, considerando inclusive que a Dolly já tenha nascido com a idade da ovelha doadora de núcleo. Por mais que muitas questões ainda sejam um mistério, temos que entender que a ovelha Dolly abriu portas para a Ciência.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo