Neurotransmissores

Neurotransmissores são moléculas presentes em nosso sistema nervoso que transmitem "mensagens". Hoje iremos falar das moléculas mais famosas!


ADRENALINA Conhecida pela maioria da população, a adrenalina é um neurotransmissor liberado pelas glândulas supra-renais em situações de estresse momentâneo, promovendo o aumento da frequência cardíaca, contração de vasos sanguíneos, dilatação das vias aéreas - oxigenando melhor os pulmões e aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos.


NORADRENALINA Extremamente relacionada com a atenção, ações de resposta no cérebro, processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.


DOPAMINA Associada à sensação de prazer e de satisfação.


OCITOCINA Muitas vezes conhecida como o hormônio do amor, a ocitocina promove contrações musculares uterinas, estimula a liberação do leite materno e produz parte do prazer do orgasmo.


ACETILCOLINA Principal neurotransmissor envolvido no aprendizado, pensamento e memória.


ENDORFINA Liberado no cérebro durante exercício físico, a endorfina promove excitação, euforia e também a dor.


SEROTONINA Relacionada ao humor e bem-estar, a serotonina é conhecida como o "hormônio da felicidade", ajudando no equilíbrio do humor e no ciclo do sono, atuando em conjunto com a melatonina.

11 visualizações
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco