Atualizado: 14 de jul. de 2020
FUNGOS
Pertencentes ao Reino Fungi, são organismos eucariontes, microscópicos (filamentosos (patogênicos, alimentos, deterioração) ou leveduras (patogênicos, alimentos, bebidas)) ou macroscópicos (cogumelos (veneno e alimento). As leveduras mais conhecidas são:
Saccharomyces cerevisae: utilizado na produção de pães e bebidas;
Candida albicans: causador da candidose (“candidíase”);
Os fungos filamentosos possuem hifas aéreas (reprodução por esporos) e subterrâneas (nutrição). O conjunto de hifas é denominado micélio. Alguns organismos desse reino apresentam alfatoxinas que podem ser: carcinogênico, mutagênico, teratogênico e imunodepressor.
VÍRUS
Agentes infecciosos e patogênicos que atuam em um mecanismo de chave-fechadura: cada vírus atua em uma célula específica. Apesar de serem parasitas intracelulares obrigatórios, podem ficar temporariamente em superfícies, objetos e até mesmo no ar. Não apresentam metabolismo próprio, parasitam plantas, animais, protozoários, fungos e bactérias. Podem se apresentar de duas formas:
Adsorção: reconhecimento da célula que irá parasitar;
Penetração: se adere na célula;
Desnudamento: libera seu DNA ou RNA no interior da célula parasitada;
Replicação: célula parasitada produz cópias do material genético do vírus;
Montagem: estrutura viral é montada;
Liberação: saída do vírus da célula (pode ser por brotamento ou rompendo-a);
PRÍONS
Proteinaceous infectious only particle
Não possuindo material genético, os príons são, basicamente, proteínas que promovem doenças. Em grupos de mamíferos, promove a Encefalopatia espongiforme, doença neurodegenerativa que é associada a proteínas que promovem o amadurecimento de neurônios. Basicamente, são formados vacúolos nos neurônios, afetando a resposta inflamatória. Não há tratamento. É muito conhecido por causar a “doença da vaca-louca”.

Referência:
Aulas da Professora Mariko Ueno- Universidade de Taubaté.