Metabolismo da glicose e HIV: qual a relação?

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje falaremos de um vírus que foi descoberto de 1983 e, desde então, é uma problemática que a Ciência busca resolver: o HIV, causador da AIDS.


É fato que, principalmente nos últimos anos, muitas pesquisas avançaram muito e o conhecimento sobre tal vírus e sua forma de ação no organismo estão cada vez mais claros. Porém, a cura ainda é uma questão que precisa ser construída, mas, tudo aponta que estamos mais próximos dela.


Uma pesquisa publicada em 2021 no periódico EMBO Molecular Medicine mostra que o vírus pode realizar uma alteração no metabolismo da glicose para se "defender" do tratamento com antirretrovirais. Aparentemente, tais células infectadas, por conta dessa alteração, buscam rotas alternativas para metabolizar o carboidrato.


A partir desse estudo, um ensaio clínico já está sendo realizado com medicamentos que inibem essas rotas alternativas, promovendo a morte e eliminação dessas células infectadas do organismo. Inclusive, o Brasil está inserido nesse ensaio, e tais pesquisas devem ser iniciadas por aqui em 2022 na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Referência:

Revista Galileu: Metabolismo da glicose pode revelar esconderijo do HIV, indica estudo

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo