Atualizado: 14 de jul. de 2020
Quem, quando criança, acompanhou um pouco da trajetória literária de Monteiro Lobato, mesmo criador do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” deve se lembrar de um personagem denominado Jeca Tatu: um homem que era relatado como preguiçoso e, em maior parte do tempo, cansado.
Porém, um detalhe importante é que o Jeca não era assim, ele estava assim, o que nos leva a pensar que algo causou esse cansaço sem fim do personagem, e, nesse caso, a doença é Ancilostomose.
Podendo ser causada por Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, a doença é conhecida por seus sintomas e sua forma de transmissão bem característica.
Os sintomas gerais são cólicas, diarreia, anemia (que provoca o cansaço) e síndrome de pica (vontade de comer tijolo e terra). Já a forma de transmissão é água e alimentos contaminados, vetores, geofagia (comer terra) e, principalmente, andar descalço/manipular terra com as mãos, tendo em vista que Jeca Tatu era extremamente simples, a ponto de, até mesmo, não usar calçados.
O diagnóstico é extremamente simples e o tratamento também. Logo, podemos concluir que o famoso personagem de Monteiro Lobato estava com um verme em seu intestino, o que o deixava da forma com que era relatado.