Investimento em Pesquisas

Atualizado: Jul 14

Hoje eu resolvi trazer um post sobre um assunto que reflito muito no meu dia a dia: o investimento do nosso país em pesquisa, o investimento em ciência. Não vim falar sobre valores, partidos ou qualquer aspecto que nos leve a discutir política em si.


Sabemos que a ciência é o futuro: por ela desenvolvem-se os fármacos mais eficazes, as melhores estratégias de plantio para nossos alimentos, as descobertas mais absurdas sobre o planeta Terra e sobre o Universo. Obviamente, além dessas, a ciência ainda suporta tantas outras implicações e está em constante avanço e mudança.


Porém, em países cujo investimento na área é baixo, a ciência é limitada. Vamos usar nossa realidade como exemplo básico: temos em nosso país uma biodiversidade invejável e sabemos que muitos medicamentos apresentam em sua constituição plantas típicas dessa rica biodiversidade. Imaginem o tanto que poderíamos descobrir sobre plantas e que tem aplicabilidade em doenças que afetam os animais. Mas isso não ocorre, não como deveria.


E você deve pensar “tudo culpa do governo”, certo?! Mas não podemos culpar somente o governo por algo que é uma cultura nossa. Não damos o devido valor à ciência, às pessoas que fazem e que divulgam essas informações. Em consequência, passamos a valorizar tudo que vem de fora, as descobertas, tratamentos e avanços tecnológicos.


Então, em suma, devemos mudar nossas atitudes cotidianas que acabam desvalorizando nossa ciência e começar a entender a real importância dessa área que pode salvar ou melhorar muitas vidas. Após isso, podemos e devemos cobrar do atitudes do Governo para que essa área seja explorada e traga bons frutos ao Brasil.

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco