Inversão térmica: o que é e como ocorre?

Oi biologuínhos, tudo bem? O post de hoje, certamente, alguns de vocês vão julgar pelo título e tentar imaginar o motivo pelo qual ele está aqui, sendo que é um conteúdo comumente abordado na disciplina de Geografia, porém já adianto para vocês: como é um fenômeno natural que acontece em nosso planeta com um dos nossos principais fatores abióticos, nós também devemos ter esse conhecimento quando estudamos Biologia.


Sendo um fenômeno muito comum em áreas urbanas, a inversão térmica se dá quando o ar frio, que é mais denso, não consegue circular por conta de uma camada de ar quente que é menos denso. Isso provoca um acúmulo de poluentes que, combinado ao fato de que esse fenômeno se faz mais presente no inverno, época com poucas chuvas, são difíceis de ser dispersados.


Apesar de apresentar os gases poluentes como agravantes, esse fenômeno naturalmente ocorre na natureza inclusive em áreas rurais mas, destacando novamente, por conta dos gases pode gerar prejuízos à saúde humana, provocando doenças respiratórias, irritações dos olhos, entre outros.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo