Importância do letramento científico

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje teremos uma conversa bem legal sobre a importância do letramento científico para nossas crianças e, até mesmo, para nós, adultos. Nesse texto estarei utilizando a minha experiência, tendo em vista que sou formada em Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura e atuei com letramento científico por, pelo menos, 2 anos durante minha graduação.


Antes de falar da importância do letramento científico, precisamos compreender o que tal termo descreve. O letramento científico é definido como a compreensão de conceitos científicos a ponto de conseguir aplicá-los em seu cotidiano, além de desenvolver o pensamento científico.


Existem autores que diferenciam alfabetização científica do letramento e, particularmente, sigo esse pensamento. Para mim, o letramento conta com a alfabetização, isto é, com o conhecimento de termos da Ciência, mas vai muito além disso.


Atualmente, é difícil encontrarmos adultos letrados cientificamente, a grande maioria não consegue nem ao menos interpretar fatos científicos, quem dirá relacioná-los com seu cotidiano e, nesse momento que vemos a necessidade de educar nossas crianças para que o futuro seja diferente.


Dentre as formas de desenvolver o letramento científico temos as metodologias ativas que coloca o aluno como protagonista da construção do próprio conhecimento, estratégia que funciona muito bem com todas as faixas etárias. Existem inúmeras metodologias ativas, clicando aqui você poderá ter alguns exemplos.


É interessante que essas metodologias sejam exploradas desde o inicio da alfabetização das crianças, tendo em vista que a curiosidade natural delas pode guiar muitas atividades, gerar hipóteses e chegar a resultados muito satisfatórios.


Durante o desenvolvimento dessas metodologias para o letramento científico, o professor precisa assumir a postura do mediador do conhecimento, auxiliando o aluno a chegar aos resultados, sempre estimulando e acreditando em sua capacidade.


Com o letramento científico, conseguimos formar cidadãos mais críticos, além de auxiliar em questões de autoestima intelectual, confiança e, ainda, pessoas que saibam valorizar e interpretar os conhecimentos científicos, a fim de aplicá-los em seu cotidiano.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo