HDL X LDL

Oi biologuínhos, tudo bem? Hoje resolvi trazer mais um daqueles posts que não somente é importante para você como estudante, mas para todos os cidadãos, tendo em vista que é um assunto que envolve a nossa saúde.


Tenho certeza que, em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre esses dois termos: HDL e LDL. Não está se recordando? E se eu falar em "colesterol bom" e "colesterol ruim", agora você lembra, né?!


Somos ensinados e alertados desde crianças sobre o colesterol, a importância de manter seus níveis controlados, a fim de evitar muitos problemas relacionados a doenças cardiovasculares. Mas quando fazemos um exame de sangue, nos resultados de colesterol temos resultados para HDL e LDL. Você sabe a diferença entre eles?


HDL- High Density Lipoprotein

O colesterol HDL atua como "faxineiro" das artérias, limpando as mesmas e levando as gorduras para serem metabolizadas. Esse colesterol não existe um número máximo: quanto maior, melhor. Ele evita uma condição chamada arteriosclerose que é o muito vista em decorrência de elevados níveis do LDL. Logo, temos que o HDL controla os danos realizados pelo LDL.

Para guardar, pense no "High" (que significa alto) como o que você precisa mais ter no seu corpo, o colesterol que precisa ser mais elevado.


LDL- Low Density Lipoprotein

Sendo o oposto do HDL, temos o causador de muitos problemas de saúde. Proveniente da nossa dieta riquíssima em gorduras, o LDL leva moléculas de colesterol para as artérias e, quando presente em excesso na circulação, ele pode provocar o entupimento das mesmas acarretando em problemas graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC) que inclusive pode levar um indivíduo à morte.

Para guardar, pense na sigla como "Logo Deus Leva" (LDL).


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo