Gametogênese

Atualizado: Jul 5

A gametogênese é uma parte super importante do estudo da reprodução em que entenderemos como são formados os espermatozoides e os óvulos, para ao final gerar um embrião.


ESPERMATOGÊNESE

Ocorre dentro do saco escrotal do homem, mais precisamente nos testículos. A formação dos espermatozoides ocorre no túbulo seminífero que se encontra dentro dos testículos. A primeira célula desse processo chama-se Espermatogônia (2n), ela cresce (fase do crescimento), mantendo seu número de cromossomos (2n=46), se transformando em Espermatócito Primário (I) (2n) que realiza a meiose I, formando duas células (n=23) chamadas Espermatócitos Secundários (II) (n). A meiose II forma quatro novas células denominadas Espermátides (n). Essas células sofrem diferenciação celular, formando, por fim, os espermatozoides.


OVULOGÊNESE

A primeira célula desse processo chama-se Ovogônia (2n) que cresce (fase de crescimento) e se transforma em Ovócito Primário (I) (2n), mantendo a quantidade de cromossomos (2n=46). O Ovócito I realiza a meiose I, gerando duas novas células em que apenas 1 delas será o Ovócito Secundário (II) e outra será o Primeiro Glóbulo Polar. A meiose II só ocorre mediante a fecundação, produzindo Óvulo e Glóbulos Polares (realizam a nutrição).


Referência:

BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.

2 visualizações
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco