Funções do fígado

Sendo um órgão vital para o corpo humano e responsável por diversas funções, hoje viemos falar um pouco sobre o fígado! Esse órgão muitas vezes também é considerado como glândula pois produz enzimas digestivas que metabolizam os nutrientes.


Além de sua função digestiva, o fígado realiza o armazenamento das vitaminas A, B12, D e E e também de alguns sais minerais como o ferro e o cobre. Outra função extremamente importante é o armazenamento (glicogênio) e liberação da glicose para a corrente sanguínea, síntese de proteínas do plasma sanguíneo e de colesterol.


Outra função importantíssima é a produção da bile: secreção que, posteriormente, é armazenada na vesícula biliar e auxilia na digestão de gorduras. Mas, em contrapartida, ao mesmo tempo que produz uma secreção que auxilia a digerir gorduras, o fígado realiza a lipogênese (produção de gorduras).


Vocês já ouviram falar em "coagulação sanguínea"?! A coagulação é realizada, principalmente, pela ação das plaquetas (células do sangue), cujos precursores são produzidos no fígado. A destruição de hemácias velhas ou anormais também é responsabilidade dele!


A destoxificação de toxinas, conversão de amônia em ureia e metabolização de medicamentos é realizada no órgão.


Referência: Tua Saúde

4 visualizações
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco