Fruto tem função?

Oi biologuínhos, tudo bem? No post de hoje, resolvi trazer para vocês um post de um assunto que AMO: botânica!


Quantas vezes nós não comemos aquela fruta incrível para matar nossa fome e nem sequer paramos para pensar se ela tem alguma outra função, além de nos alimentar, né?! Bom, antes de tudo, preciso deixar bem claro para vocês que a principal função do fruto não é matar nossa fome (mesmo que muitas vezes desempenhe esse papel muito bem).


Precisamos destacar que, originalmente, a função do fruto é realizar a proteção e, principalmente, dispersão de sementes. Por apresentar cores, odores, sabores deliciosos, muitos seres vivos (assim como nós) utilizam as frutas como alimento, levando para sua "casa" (seja um ninho, abaixo de uma árvore, na beira de um rio...) e se alimentando.


É importante dizer que não existe o costume de os seres se alimentarem das sementes, justamente por seu aspecto mais duro e, muitas vezes, com um gosto não tão agradável quanto o da fruta, então, ao transferir o fruto de um lugar (da árvore que produziu ele) para outro (local da alimentação daquele ser), as sementes também estão sendo transferidas e, inclusive, para locais que muitas vezes elas não poderiam alcançar naturalmente por diversos meios de dispersão (como o vento).

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo