Formação da urina

Sabemos que a urina é formada no rim e que, posteriormente, ela é direcionada para a bexiga urinária para ser eliminada. Mas como exatamente essa urina é formada?


Bom, basicamente o processo de formação da urina ocorre em 3 fases: filtração, reabsorção e secreção. Todas acontecem na unidade funcional do rim: o néfron.


FILTRAÇÃO Ocorrendo na cápsula glomerular, momento em que há a saída do filtrado do plasma interior do glomérulo para a cápsula. Esse filtrado glomerular que é formado não contém proteínas e é bem semelhante ao plasma sanguíneo.


REABSORÇÃO O filtrado glomerular vai para o túbulo néfrico, momento em que ocorre a absorção de substâncias que não podem ser perdidas através da urina, como sódio, água, glicose e aminoácidos. É nesse momento que o hormônio antidiurético atua: se consumimos pouca água, há uma maior secreção desse hormônio que promove uma maior reabsorção de água (mantendo ela no nosso corpo). Quando ingerimos bebida alcoólica, inibimos o hormônio e por isso sentimos mais vontade de urinar (estamos eliminando mais água).


SECREÇÃO No túbulo contorcido distal algumas substâncias indesejáveis ao corpo são lançadas no líquido que irá formar a urina, que seguirá, através dos ureteres, até a bexiga para posterior eliminação.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo