Fisiologia da reprodução humana

Atualizado: Jul 5

Quando falamos da reprodução humana temos que analisar os dois sexos: feminino e masculino. Quando falamos de homens, o estudo se direciona ao testiculo que produz testosterona que faz o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e estimula a espermatogênese. Existe um sistema de feedback: a hipófise estimula a produção do L.H que, por sua vez, estimula a produção de testosterona que, em grandes quantidades, inibe a hipófise, gerando uma menor quantidade de L.H e, consequentemente, da testosterona. Quando falamos de mulher, o estudo se direciona ao ovário que produz dois hormônios essenciais: o estrógeno e a progesterona. O estrógeno faz o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e estimula a ovulogênese. A progesterona faz a formação da placenta, desenvolvimento do endométrio e do útero. Nesse caso existe também um sistema feedback: a hipófise estimula o F.S.H que estimula o ovário a produzir estrógeno (hormônio que amadurece os folículos) que, em grandes quantidades, inibe a hipófise e faz com que haja uma menor produção de F.S.H e maior produção de L.H (forma o corpo lúteo que produz progesterona e forma o endométrio e, no caso de gravidez, forma a placenta que produz o hormônio HCG).

A menstruação? É quando há a queda de progesterona, que faz com que o endométrio se desfaça.

O que a pílula anticoncepcional faz? A pílula anticoncepcional possui progesterona e estrógeno que inibe a ovulação (é anovulatório).

O que a pílula do dia seguinte faz? É uma pílula com alta concentração de progesterona. Ao tomar num dia, o nível de progesterona fica alto mas no dia seguinte essa dosagem cai, e essa queda de progesterona faz com que o endométrio se desfaça e a mulher menstrue. O ciclo menstrual pode durar de 24 a 36 dias.O dia fértil de um ciclo de 28 dias é o dia 14 (convencionou-se contar 3 dias antes do décimo quarto e 3 dias depois).

Referência:

BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco