Escorpiões: veneno e cuidados
Bom, quando o assunto é escorpião todos nós temos muito medo (ou pelo menos deveríamos ter!). Vamos conhecer hoje as 2 principais espécies presentes no Brasil e os cuidados que devemos ter!
ESCORPIÃO-AMARELO (Tityus serrulatus) Muito presente no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, considerado o segundo escorpião mais perigoso do mundo - causa muitos acidentes em nosso país.
ESCORPIÃO-MARROM (Tityus bahiensis)
Também conhecido como escorpião-preto, é encontrado com maior facilidade no Leste e Centro do Brasil. Seu veneno é mais potente do que o do escorpião-amarelo.
Quando uma pessoa é picada por escorpião, ela pode apresentar diversos sintomas, como enjoo, vômitos, tontura, dor de cabeça, tremor, espasmos musculares, suor excessivo, palidez, sonolência ou agitação, pressão baixa ou alta, batimentos cardíacos acelerados ou fracos e falta de ar.
Ao perceber a picada, ir IMEDIATAMENTE para um hospital, apenas o médico sabe indicar o melhor tratamento. Se possível, tirar uma foto ou perceber bem a coloração e característica do animal para descrevê-lo ao médico e ter um tratamento mais direcionado.