Efeitos da cafeína
"Tá com sono? Toma um café para acordar!"
Provavelmente todo mundo já ouviu isso uma vez na vida (principalmente se está na fase de vestibular, faculdade, mestrado, doutorado...) ou pelo menos já pensou em tomar um cafézinho para acordar. Mas será que o café só têm efeitos positivos em nosso corpo?!
Quando ingerimos café nos sentimos mais acordados pois a cafeína compete com o receptor da substância chamada adenosina (utilizada para dormir), porém em algum momento o corpo acostuma e a pessoa precisa cada vez ingerir mais café para impossibilitar a ação da adenosina, se tornando quase que um vício.
A cafeína afeta o humor de quem consome, podendo até diminuir riscos de depressão por deixar o indivíduo mais alerta. Porém, a alerta nem sempre é positiva: reações de irritabilidade e ansiedade são desencadeadas com maior facilidade.
Para aqueles que não tem costume de ingerir café, fica a dica: a cafeína pode melhorar a memória (mas só aquela memória mais direta, como listas ou palavras-chave, viu?!).
Mas, quando falamos de efeitos negativos temos a dor de estômago e azia, além do amarelamento dos dentes. A cafeína é a droga psicoativa mais utilizada no mundo - então pegue leve, ok?!