Ecologia de Ecossistemas: Serviços ecossistêmicos

Atualizado: Jul 14

Oi biologuínhos, tudo bom?! Chegamos ao último post de Ecologia de Ecossistemas e nem sei explicar o quanto de conhecimento que essa disciplina me ofereceu (e espero que vocês tenham o mesmo pensamento!). Nosso post de hoje vai ser curtinho, em comparação aos outros, então vamos começar logo?


São chamados de serviços ecossistêmicos aquelas funções que a natureza desempenha e que são indispensáveis à sobrevivência humana, à qualidade de vida e bem estar da população. Algumas obras trazem serviços ecossistêmicos e serviços ambientais como sinônimos, mas a realidade é que atualmente os termos são separados pois cada um representa uma via: enquanto o serviço ecossistêmico parte da natureza para a sociedade, o serviço ambiental parte da sociedade para a natureza.


Segundo a Plataforma Intergovernamental da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) e a Classificação Internacional Comum dos Serviços Ecossistêmicos (CICES), atualmente existem três categorias de serviços ecossistêmicos: provisão, regulação e culturais.


SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE PROVISÃO Basicamente são os materiais que a natureza produz e que nós consumimos, tal como alimentos, madeira, biomassa, óleos vegetais, água potável, recursos medicinais, entre outros.


SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE REGULAÇÃO São as funções que os ecossistemas realizam como reguladores das condições ambientais, por exemplo as árvores ao “sequestrar” dióxido de carbono (gás do efeito estufa), as florestas ao influenciarem nas chuvas, entre outros.


SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS CULTURAIS De forma direta e clara, ecossistemas que promovem turismo, apreciação estética, enriquecimento espiritual, entre outros.

Referências: Aulas da Professora de Ecologia de Ecossistemas da Universidade de Taubaté (UNITAU): Cecilia Toledo;


SÃO PAULO. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. (org.). Serviços ecossistêmicos. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biodiversidade/economia-dos-ecossistemas-e-da-biodiversidade/servi%C3%A7os-ecossist%C3%AAmicos.html. Acesso em: 04 jun. 2020.


PLATAFORMA BRASILEIRA DE BIODIVERSIDADE E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (Brasil). 1º Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos. Disponível em: https://www.bpbes.net.br/produto/dialogos/. Acesso em: 04 jun. 2020.

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco