Atualizado: 5 de jul. de 2020
População: grupo de indivíduos da mesma espécie em determinada área.
Comunidade ou biocenose: grupo de espécies diferentes.
Ecossistema: junção do meio biótico (vivo) com o meio abiótico (luz, água…).
Biosfera: somatória de todos os ecossistemas.
Nicho ecológico: é o modo de vida da espécie.
Habitat: é o lugar onde vive uma determinada espécie.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Harmônicas intraespecíficas (mesma espécie) Sociedade: ocorre divisão do trabalho (abelhas, formigas, cupins…). Colônias: vivem unidos anatomicamente (esponjas, corais..).
Harmônicas interespecíficas (espécies diferentes) Mutualismo: ambas espécies são beneficiadas (líquens=fungos+algas) – RELAÇÃO OBRIGATÓRIA. Protocooperação: ambas espécies são beneficiadas (eremita e anêmona do mar…) – RELAÇÃO FACULTATIVA. Comensalismo: uma espécie é beneficiada enquanto a outra é indiferente (tubarão e rêmora). Inquilinismo (pode ser considerado um tipo de comensalismo): uma espécie é beneficiada enquanto a outra é indiferente (árvore e orquídea).
Desarmônicas intraespecíficas (mesma espécie) Competição: por alimento, espaço físico e pela fêmea. Canibalismo: um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie.
Desarmônicas interespecíficas (espécies diferentes) Predatismo: o predador é beneficiado e a presa é prejudicada. Parasitismo: o parasita é beneficiado e o hospedeiro é prejudicado. Amensalismo: é a capacidade de certas espécies de produzir substâncias tóxicas para evitar a competição. Competição: por alimentos e espaço físico.
Referência:
BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.