Doação de medula óssea

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje falaremos de um assunto IMPORTANTÍSSIMO e que ainda precisa ser muito compartilhado: a doação de medula óssea. Você sabia que para salvar a vida de alguém você não precisa ser um profissional da saúde?! :)


É extremamente muito mais conhecido e comum a doação de sangue, outra ação extremamente necessária e importantíssima, mas a de medula ainda é pouco disseminada e precisa de devida atenção.


O procedimento é um pouco mais demorado e requer mais cuidados que uma simples doação de sangue, em o mesmo é realizado em centro cirúrgico, sob uso de anestesia, para que a medula seja retirada do interior dos ossos da bacia por punções, levando em torno de 90 minutos para ser realizado. Enquanto que a medula do doador se recompõe em 15 dias, a doação pode salvar a vida de uma pessoa.


Mas qual o motivo da doação de medula óssea?

Ali são encontradas células tronco hematopoéticas que são responsáveis por gerar todas as células sanguíneas, incluindo o sistema de defesa do organismo. A doação é necessária para o tratamento de pacientes com comprometimento da produção normal, como os que estão em tratamento de leucemia, além de imunodeficiências congênitas e aplasia de medula óssea.


Para ser um doador voluntário, é necessário o cadastramento no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), em que é realizado um Exame de Histocompatibilidade (HLA) em que as características da sua célula serão descritas e, quando houver um receptor compatível, você será chamado para a doação que é realizada sem custo algum.


DOE MEDULA ÓSSEA, SALVE VIDAS! <3


Referências:

REDOME- Como é feita a doação de medula óssea?

Hemocentro Unicamp - Doação de medula óssea

Instituto Nacional do Câncer - Perguntas frequentes: doação de medula óssea

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo