Depressão e ansiedade

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje falaremos sobre dois assuntos muito importantes e que, infelizmente, muitos estudantes enfrentam e, até mesmo, desenvolvem durante essa etapa intensa dos estudos: a depressão e a ansiedade. Nesse texto falaremos, resumidamente, sobre cada uma das condições e, é claro, se você apresentar qualquer dos sintomas, busque ajuda médica e psicológica, você não merece passar por isso.


Iniciando pela depressão, temos que, geralmente, o quadro se caracteriza por uma tristeza recorrente, acompanhada pela falta de prazer em atividades cotidianas, como se fosse um cansaço duradouro e sem causa aparente. Tal transtorno psicológico pode estar relacionado a fatores genéticos e é causado por alterações químicas nos neurotransmissores serotonina (que ajuda a controlar o humor, dentre outras milhares de funções), noradrenalina (ação excitatória, principalmente, sob o sistema nervoso autônomo) e dopamina (relacionada à sensação de prazer, dentre outras funções). Seu tratamento é muito possível e deve ser realizado sob prescrição médica e acompanhamento psicológico.


Já a ansiedade é conhecida por ser um sentimento que vivenciamos em situações de tensão mas que pode ser patológica quando ocorre de forma exagerada, afetando a qualidade de vida da pessoa, causando sintomas físicos, inclusive sem nenhum motivo aparente. Pode se apresentar de diversas formas, precisando de um diagnóstico médico para que o tratamento seja adequado. É uma doença considerada multifatorial, que conta com fatores genéticos, neurológicos e, até mesmo ambientais. Seu tratamento também ocorre com ajuda médica e psicológica.


Se você desconfia que está passando por alguma dessas condições, procure ajuda médica ou psicológica o mais rápido possível <3 Estamos juntos nessa!


Referências:

Biologia Net - Ansiedade

Biologia Net - Depressão


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo