Decompositores e sua importância

Oi biologuínhos, tudo bem? O post de hoje nos abrirá os olhos para a importância daqueles seres que, muitas vezes, são mal vistos por nós por simplesmente "estragarem" nossa comida que ficou guardada. Mas será que eles são tão ruins assim?


Precisamos entender que na natureza vivemos um ciclo sem fim, o qual tudo precisa, em algum momento, morrer e se decompor. A decomposição não aconteceria, pelo menos não da forma rápida e eficaz, se não fossem, principalmente, as bactérias e os fungos decompositores.


Esses seres permitem que os nutrientes que constituíam um animal, por exemplo, volte a ciclar pelo ecossistema, promovendo a nutrição de diversas formas de vida. Por fim, não poderíamos de deixar de citar que, se não fossem esses seres, não teríamos espaço nem para andar em nosso planeta: cada lugar seria repleto de cadáveres de diversas espécies e, talvez, nós nem precisássemos nos preocupar em andar, tendo em vista que provavelmente não estaríamos vivos por falta de nutrientes que ficaram presos naqueles animais que já morreram.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo