Cromossomos sexuais: herança ligada ao X

Atualizado: Jul 5

Oi biologuínhos, tudo bem? Vamos falar hoje sobre a herança ligada ao cromossomo X e temos que lembrar que o mesmo está presente tanto nos homens (XY), quanto nas mulheres (XX).


HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X


Daltonismo É uma doença que se apresenta de forma recessiva e que causa dificuldade para distinguir cores. Raramente a mulher apresenta a doença.

Hemofilia É uma doença que se apresenta de forma recessiva e que interrompe a coagulação (ciclo de 10 reações, nesse caso, é interrompida na 8ª reação), impossibilitando a coagulação completa. Raramente a mulher apresenta a doença.

Distrofia É uma doença que se apresenta de forma recessiva e que geralmente é conhecida como “músculo esquelético”. Homem não atinge a reprodução, logo a mulher quase nunca apresenta a doença.


CROMOSSOMO SEXUAL X CROMOSSOMO AUTOSSOMO


Autossomo: representa 22 pares cromossômicos (44 cromossomos), responsável pela estruturação e funcionamento corporal.

Sexual: representa 1 par cromossômico (2 cromossomos), responsável pela estruturação e funcionamento de órgãos sexuais.

Para examinar se a herança é autossômica ou sexual basta ver a relação de meninos e meninas que a receberam: se apenas meninos ou apenas meninas apresentam determinada herança significa que é sexual, podendo ser tanto do X quanto do Y (no caso de homens). Caso a herança esteja presente tanto em meninas quanto em meninos significa que é autossômica pois não houve diferença de fenótipo entre os sexos.

Referência:

BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.

3 visualizações
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco