Como é feita a tipagem sanguínea?
Oi biologuínhos, tudo bem? O post de hoje é sobre uma das atividades científicas que mais amo fazer (inclusive em sala de aula) e que muita gente tem curiosidade para saber como que acontece: como que um teste que, muitas vezes, é realizado em sala de aula consegue determinar meu tipo sanguíneo?
Inicialmente, é claro que é necessária a coleta de sangue, mas diferentemente de outros exames, não é preciso de grandes amostras: um simples furinho no dedo que nos dê 3 gotas de sangue já nos possibilita descobrir qual o tipo sanguíneo do indivíduo.
As gotas devem ser dispostas separadamente em uma lâmina e, em seguida, o teste é iniciado: a primeira gota, geralmente, recebe o fator Rh (soro), a segunda recebe o soro anti-A e a terceira, o soro anti-B. deixar o teste em repouso por cerca de 5 minutos.
A PRIMEIRA GOTA: SORO FATOR RH
Caso o sangue coagule ou aglutine (pequenas bolinhas no líquido), temos que o sangue é positivo. Mas porque isso acontece?
O soro do fator Rh apresenta anticorpos para a proteína que determina o sangue positivo de indivíduo, logo, se há a presença dessa proteína, ocorre a coagulação por conta da reação entre anticorpo-proteína.
Caso não ocorra aglutinação, o sangue é negativo.
A SEGUNDA GOTA: ANTI-A
O soro anti-A apresenta anticorpos contra a proteína que determina o tipo sanguíneo A, logo, se ocorre a aglutinação nessa gota, temos que o tipo sanguíneo do indivíduo é A.
A TERCEIRA GOTA: ANTI-B
O soro anti-B apresenta anticorpos contra a proteína que determina o tipo sanguíneo B, logo, se ocorre a aglutinação nessa gota, temos que o tipo sanguíneo do indivíduo é B.
Mas e se não houve aglutinação na segunda nem na terceira gota?
Caso não ocorra a aglutinação na gota que recebeu o soro anti-A e anti-B, o tipo sanguíneo do indivíduo é O.
Mas e se houve coagulação tanto na segunda, quanto na terceira gota?
Caso ocorra a coagulação em ambas gotas, o tipo sanguíneo do indivíduo é AB.