Combustível produzido a partir da casca de tamarindo
Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje falaremos sobre uma novidade ecológica muito importante, tendo em vista as altas demandas por combustíveis. Um artigo publicado em 2021 no periódico Elsevier traz uma alternativa: o uso da casca de tamarindo para a produção de um combustível.
Tamarindo é uma fruta tropical que é consumida em larga escala e tem sua casca desprezada, sendo considerada um lixo agrícola que é descartado em aterros sanitários. Dentre as características da casca, temos que a mesma é rica em carbono e porosa, pontos que facilitam o armazenamento de energia.
Estudos mostraram que nanofolhas produzidas a partir da casca de tamarindo apresentam estabilidade térmica e condutibilidade elétrica suficientes para o armazenamento de energia e para se tornar uma alternativa ecológica.
É claro que, por mais que sejam promissores, os resultados ainda são recentes e os estudos continuam sendo realizados para compreender ainda mais as propriedades eletroquímicas das nanofolhas, mas há o desejo de que, futuramente, o estudo se expanda para outros tipos de cascas, buscando cada vez mais alternativas inovadoras e ecológicas.
Referência:
•Revista Galileu: Cientistas transformam casca de tamarindo em combustível para veículos