Cloroplasto X Mitocôndria

Oi biologuínhos, tudo bem? No post de hoje falaremos sobre duas organelas extremamente importantes para os seres vivos e que, apesar de funções tão distintas, se relacionam e possuem um origem, provavelmente, comum.


Todos que já estudaram o Reino Vegetal em algum momento da vida certamente já ouviram falar em cloroplasto. Sendo conhecida como a "organela verde", o cloroplasto é presente, principalmente, em plantas e é conhecido dessa forma graças à altas concentrações de clorofila, principal pigmento fotossintetizante, em seu interior. O processo desempenhado por tal organela é a fotossíntese, isto é, a produção de carboidratos a partir de água e dióxido de carbono (CO2) sob reação mediada pela luz. Tal processo é, basicamente, a forma de nutrição orgânica das plantas e, além disso, as colocam na posição de base de cadeia alimentar, ou seja, tal processo é importante para a nutrição das plantas e de diversos outros animais que se alimentam destas.


A mitocôndria, por sua vez, é encontrada quase que em todas as células eucarióticas, envolvendo os dois maiores e mais conhecidos reinos: o Animal e o Vegetal. Sua função é a respiração celular, processo que quebra carboidratos (geralmente glicose) para que ocorra a liberação de energia para as atividades celulares.


Chegamos até esse ponto e você deve estar se perguntando "mas em que parte essas organelas se relacionam? e sobre sua origem?" e é exatamente sobre isso que falaremos agora.


Se você prestou atenção no que leu, viu que, enquanto uma organela produz carboidratos, outra quebra para que seja liberada energia para a célula. Trazendo para nossa vida, muitas vezes o carboidrato que ingerimos é de origem vegetal (isto é, foi produzido no cloroplasto) e é quebrado pela mitocôndria. Incrível, né?!


Agora sobre a origem dessas organelas, temos uma questão muito interessante que sustenta tal teoria que é denominada como "Endossimbiótica". Essa teoria afirma que, tanto mitocôndria, quanto cloroplastos, anteriormente eram bactérias (no caso das mitocôndrias) e cianobactérias (no caso dos cloroplastos) que, com o tempo, passaram a estabelecer uma relação simbiótica com a célula eucariótica até que, de fato, fosse incorporada como organelas.


As semelhanças entre as bactérias e as mitocôndrias são muitas, tais como entre cianobactérias e cloroplastos e, felizmente, já temos um post aqui no blog sobre o assunto em que detalhei bem as semelhanças entre os organismos procarióticos e as atuais organelas. Caso queira conferir é só clicar AQUI! <3


Referência:


BIOLOGIA | ANGLO – Coleção Ensino Médio 2 (2012)


9 visualizações0 comentário