Ciência X Opinião

Oi biologuínhos, tudo bem?! No post de hoje vamos conversar de um assunto que não é necessariamente um conteúdo de Biologia, mas é um tópico muito importante a ser conversado. Acredito que a maioria das pessoas já deve ter escutado em algum momento da vida a frase "A Ciência não está nem aí para sua opinião". Apesar de parecer rude, essa frase é completamente verdadeira.


Vivemos em tempos confusos: ao mesmo tempo de a Ciência avança e nos traz cada vez mais benefícios, temos, por outro lado, uma crescente população negacionista. Por mais que negacionismo pareça ser um termo muito forte, tendo em vista que muitos dizem apenas "não concordar" com a Ciência, ele é o que melhor representa a realidade atual.


Negacionismo, em definição, é a escolha pessoal de negar a realidade para escapar de um fato desconfortável, por motivos políticos, religiosos ou, até mesmo, por conhecimento popular equivocado, como as famosas fake news. É impressionante como essa vertente negacionista cresce cada dia mais no Brasil, principalmente, em função de escolhas políticas e, de forma alguma quero citar algum nome aqui pois, de coração, só cito em meu site nomes que acho que agregam, mas é necessário falar sobre alguns pontos.


Atualmente, muitas pessoas parecem querer seguir a política como uma religião: ter que concordar 100% com tudo que o candidato fala, caso contrário você já é colocado como errado. Não sei em que ponto isso cresceu de uma forma exagerada, mas a atual situação é inconsistente e precisa de atenção- milhares de pessoas diariamente deixam de buscar compreender fatos científicos baseados em ANOS de estudo e dedicação para acreditar em um político que deveria fazer seu trabalho na gestão pública (e nem isso faz!) e não opinar em assuntos que não possui o mínimo de domínio.


Quando assumimos uma postura religiosa, política ou cultural, nada nos impede de questionar, cobrar e buscar compreender determinados pontos: é assim que conseguimos construir nossos pensamentos e não somente replicar os pensamentos alheios. Mas, aparentemente, vivemos em um pesadelo que diariamente, profissionais de outras áreas opinam na ciência e, com sua influência, fazem com que milhares de pessoas repliquem o pensamento.


Pessoalmente, não acho que ninguém seja burro/a, existem pessoas com mais ou menos acesso à informação. Mas toda vez que vejo esse tipo de comportamento negacionista e, ainda, que replica informações falsas, tenho certeza que essa é a ação mais burra que um ser humano pode tomar. Questione tudo (inclusive a Ciência), cobre, exija seus direitos, busque compreender, procure especialistas, faça de tudo, só não seja influenciado por pessoas que não sabem do que estão falando.


De fato, a Ciência não está nem aí para sua opinião, suas crenças ou seu posicionamento político- ela é mais que isso, é embasada em fatos reais e comprovada muitas vezes antes de ser publicada. Querer seguir pelo certo e compreender que a ciência é um fato e não algo que você possa achar correto ou não (afinal, é comprovado) é uma escolha sua, mas afeta de forma considerável os que estão a sua volta.


Apoiar, defende, valorizar e compreender a Ciência não te ajuda somente a conseguir mais respostas, mas também te auxilia a uma maior qualidade de vida- e repetindo- é uma escolha sua.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo