Carboidratos

Atualizado: Jul 14

Os carboidratos, mais conhecidos em nosso dia a dia como açucares, são moléculas formadas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). São encontrados em pães, massas, arroz, batata, doces e etc. Podem ser classificados como monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos podem se ligar com lipídeos, formando os glicolipídeos, ou com proteínas, formando as glicoproteínas.


Monossacarídeos

São as moléculas mais simples e que podem conter de 3 a 7 átomos de carbono. São exemplos de monossacarídeos a glicose, a galactose, a frutose, pentoses como a ribose e a desoxirribose que constituem os ácidos nucleicos (material genético). São a nossa fonte de energia.


Dissacarídeos

São duas moléculas de monossacarídeos unidas por uma ligação chamada glicosídica. São exemplos de dissacarídeos a sacarose (glicose+frutose), lactose (galactose+glicose) e maltose (glicose+glicose). Eles também são a nossa fonte energética.


Polissacarídeos

São moléculas grandes geralmente formadas pelo mesmo monossacarídeo (por exemplo, muitas glicoses ligadas). Podem possuir função de reserva de energia e função estrutural. Dois exemplos de reserva energética são o glicogênio (produzido por células animais) e o amido (produzido por células vegetais). Já em questão de estrutura, podemos citar a celulose que faz a parede celular ser mais forte.

Referência:

Ser protagonista – Biologia 1.

Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco