Células-tronco

Atualizado: Jul 14

As células-tronco são um tipo celular não diferenciado que apresenta capacidade de se autorrenovar e se diferenciar em diversos tipos celulares. Elas podem ser embrionárias ou adultas.


As células-tronco embrionárias são denominadas de células pluripotentes, ou seja, tem capacidade de se diferenciar em qualquer tipo celular (dos 216 que nosso corpo apresenta!). São obtidas a partir do estágio de blastocisto (4-5 dias de gestação).


Já as células-tronco adultas são encontradas na medula óssea, sangue e do cordão umbilical. Além desses locais, é importante ressaltar que cada órgão do corpo humano apresenta certa quantidade dessas células para renovação. As células-tronco adultas são denominadas de multipotentes, pois sua capacidade de diferenciação é mais limitada que das células-tronco embrionárias.


Além disso, existem as células-tronco induzidas que, nesse caso, não são naturais: são produzidas em laboratório! Atualmente, são utilizadas células-tronco induzidas a partir de pele, podendo fazer com que a célula volte ao estágio de célula-tronco embrionária e tenha a maior capacidade de se renovar e diferenciar (pluripotente).


As células-tronco são de extrema importância para o tratamento de diversas doenças, inclusive para alguns tipos de câncer que afetam a medula, como a leucemia.


Seja um doador de medula óssea!


Referência:

RNTC – Rede Nacional de Terapia Celular – Células-Tronco

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco