Bioquímica: Glicogênese

Atualizado: Jul 13

A glicogênese é o processo de “juntar” glicoses para formar o glicogênio. O glicogênio é uma molécula formada por ligações α-1,4 entre as glicoses e α-1,6 entre as ramificações.

Glicogênio

A hexoquinase transforma a Glicose em Glicose-6-fosfato para que o processo possa ser iniciado. A Glicose-6-fosfato rapidamente é transformada em Glicose-1-fosfato pela fosfoglicomutase. O fosfato da Glicose-1-fosfato é somado com um UMP (uridina mono fosfato) e gera UDP(uridina di fosfato)-Glicose. Por meio da glicogênio sintase, são estabelecidas as ligações α-1,4 e por meio da enzima ramificadora, as ligações α-1,6, formando o glicogênio.


*A glicogenina auto glicosila, isto é, adiciona moléculas de glicose!


REGULAÇÃO

A glicogênese é ativada quando há insulina, pois se tem insulina, quer dizer que temos muita glicose no sangue que precisa ser utilizada, e uma forma de utiliza-la é armazenando em forma de glicogênio. Ao contrário, é inibida na presença de glucagon, adrenalina e cálcio. A inibição por glucagon e adrenalina ocorre pelo motivo oposto da insulina: quando o glucagon e a adrenalina são liberados em situações de hipoglicemia, ou seja, a glicose não pode ser armazenada e sim, “jogada” no sangue! E o cálcio indica contração muscular, que necessita de ATP, logo não posso armazenar glicose, e sim quebra-lá para liberar ATP! A enzima glicogênio sintase, quando fosforilada, é inibida.

  1. Aulas da Professora de Bioquímica da Universidade de Taubaté (UNITAU): Mariana Feijó de Oliveira;

  2. Nelson, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. Porto Alegre: Artmed, 2011. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

0 visualização
Siga o Bertobio!
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Nos encontre também no Instagram!

@biologiaparaavida
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco