top of page

Bioquímica: Ciclo da ureia

Atualizado: 13 de jul. de 2020

Ocorre em três situações fisiológicas diferentes: jejum, dieta rica em proteínas e regeneração proteíca. A ureia é o produto final do catabolismo de proteínas, solúvel, pouco tóxica e precisa de água para ser liberada. O transporte do grupamento amina pelo corpo é por meio da alanina e da glutamina.


PROTEÍNAS DA DIETA

Se inicia no estômago graças ao pH extremamente baixo que quebra as estruturas quaternárias, terciárias e secundárias das proteínas, enquanto que a estrutura primária, formada por ligações peptídicas, é quebrada pela enzima denominada pepsina. Continuando a digestão, no intestino atua o suco pancreático que contém enzimas como a tripsina, quimiotripsina, elastase e carboxipeptidases. A absorção de aminoácidos e, no máximo, oligopeptídeos, ocorre através do transporte de sódio pela célula. A partir da veia porta-hepática, os aminoácidos do intestino são encaminhados para o fígado que dará o destino a esse composto, que liberará seu grupamento amina que irá para o ciclo da ureia.


JEJUM

A partir da proteólise, isto é, quebra da proteína muscular os aminoácidos vão até o fígado, onde é realizado a gliconeogênese, liberando o grupamento amina do aminoácido que posteriormente vai para o ciclo da ureia.


TRANSAMINAÇÃO E DESAMINAÇÃO

Transaminação -> transferência do grupamento amina:

  1. Alanina (aminoácido) doa seu grupamento amina, se tornando piruvato, para um α-cetaglutarato que se torna glutamato. A enzima responsável é a alanina amino-transferase;

  2. Aspartato (aminoácido) doa seu grupamento amina, se tornando oxaloacetato, para um α-cetaglutarato que se torna glutamato. A enzima responsável é a aspartato amino-transferase;

Desaminação -> liberação do grupamento amina:

  1. Glutamato libera seu grupamento amina em forma de amônia, se tornando α-cetaglutarato. A enzima responsável é a glutamato desidrogenase;


CICLO GLICOSE-ALANINA

No músculo, o glutamato é transformado em alanina para ir até o fígado. Ao chegar no fígado, a alanina, por transaminação, é transformada em em glutamato que, posteriormente, é desaminado, liberando amônia que vai para o ciclo da ureia.

h3nhco3carbonil-fosfatocitrulina.jpg

REGULAÇÃO

  1. Demanda: muita degradação de aminoácidos ativa o ciclo da ureia;

  2. N-acetil glutamato: ativa a carbamoil fosfato sintase 1;


CICLO DE KREBS E CICLO DA UREIA

O Ciclo de Krebs fornece oxaloacetato para o Ciclo da Ureia. O Ciclo da Ureia fornece fumarato para o Ciclo de Krebs.

bioquímica (8)

Referências:

Aulas da Professora de Bioquímica da Universidade de Taubaté (UNITAU): Mariana Feijó de Oliveira;

Nelson, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. Porto Alegre: Artmed, 2011. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page